Veja como é possível e necessário manter as doações respeitando as regras de distanciamento social. Mas atenção: se tiver sintomas de gripe, fique em casa.
As necessidades dos hemocentros
Além dos problemas derivados do novo coronavírus, outras urgências de saúde continuam ocorrendo: anemias crônicas, hemorragias causadas por acidentes, complicações decorrentes da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves são alguns exemplos. Em todas essas situações, a transfusão de sangue pode ser a diferença entre a vida e a morte. Por isso, é vital que os bancos de sangue estejam abastecidos.
As medidas de segurança
Se você está preocupado com o isolamento social, mas tem vontade de doar, saiba que os 32 hemocentros e cerca de 500 serviços de hemoterapia onde são feitas as coletas de sangue estão preparados para garantir a segurança dos doadores.
O agendamento da coleta ajuda a evitar aglomerações. Além disso, todos os serviços disponibilizam lugar para lavagem das mãos, uso de antissépticos e marcações para aumentar o distanciamento entre as pessoas. A higienização de áreas comuns, superfícies e instrumentos também foi intensificada, segundo o Ministério da Saúde.
Faça a sua parte: durante o trajeto e no local, não se esqueça de usar máscara e higienizar as mãos.
Quem pode doar sangue?
Pessoas entre 16 e 69 anos podem doar sangue, desde que não tenham tido sintomas respiratórios e febre há pelo menos 30 dias. Veja mais detalhes no quadro abaixo:
Ação conjunta com o Facebook
O Facebook fez uma parceria com o Ministério da Saúde para ajudar os hemocentros de todo o país. Com um simples clique, a pessoa pode se cadastrar como doadora de sangue.
O cadastro fica disponível para que hemocentros possam recrutar voluntários próximos para doação, de acordo com a necessidade específica. Acesse o endereço: facebook.com/doesangue. Pelo celular, é possível acessar o menu do Facebook e então clicar em “Doações de Sangue”.
Uma vida salva quatro
O corpo humano tem cerca de 5 litros de sangue. A cada doação, são retirados no máximo 450ml, que podem salvar quatro pessoas. Com cuidado e solidariedade, vamos superar este momento juntos.
Via: Unimed do Brasil | Texto: Agência Babushka | Fonte: Ministério da Saúde